Outros Itens



QUEM INVENTOU O ABRIDOR DE GARRAFAS?

Seja você o juiz

A CHAPINHA (CROWN CORK)


Em 1894 William Painter recebeu uma patente para um "abridor de tampa de garrafa". Dois anos antes Painter tinha recebido três patentes para um "Aparelho de vedação de garrafas". Anterior a sua invenção, de 1892, mais de 1500 tipos de tampas de garrafas tinham sido patenteadas. Somente entre 1882 e 1890 havia 337 tampas patenteadas. A imprensa havia escrito que "É consideravelmente difícil se achar qualquer coisa na linha de tampas que já não tenha sido explorada".

Painter aceitou o desafio da imprensa com "A única maneira de fazer uma coisa é começar a fazê-la". Painter, durante a sua vida, teve a seu crédito mais de 80 patentes incluindo melhorias em uma caixa de engraxar sapatos, uma lâmpada e numerosas bombas e válvulas. Ele começou seu trabalho sobre a "tampa em coroa" (chapinha) em 1889 e seu sucesso dura até hoje. A "tampa em coroa" (chapinha) predomina na indústria de garrafas por gerações. Seu projeto prevaleceu sôbre centenas de outros fechamentos de garrafas e sua "tampa em coroa" (chapinha) é conhecida e usada mundialmente.

Eis aqui duas de suas patentes do "Aparelho de vedação de garrafas" emitidas em 2 de fevereiro de 1892:
    
                  U.S. Patent nº 468.226                                             U.S. Patent nº 468.258
Embora a patente da esquerda tenha um número mais baixo, o pedido foi concedido quase um ano após o da direita (19 de maio de 1891 vs. 18 de junho de 1890). O pedido da patente anterior inclui um desenho da tampa presa por um excesso lateral do material utilizado para a tampa e indica que a tampa tem "a borda projetada, assim em flange, para que possa ter recursos para um apoio de confiança, onde uma alavanca possa ser colocada, permitindo a remoção da tampa prontamente em consequência de uma ação de erguimento ou de puxão".

Três páginas depois neste pedido de patente, Painter escreveu "Serão óbvias que quando algum forma especial de abridor for requerida para destacar a tampa com a maior conveniência possível, qualquer ferramenta de beirada fina ou faca pode prontamente ser aplicada à projeção da borda para remover a tampa, e para permitir o uso de um saca-rolhas cada tampa está perfurada centralmente no alto, possibilitando que um saca-rolhas possa retirar melhor o disco ou cortiça de vedação. Sugere também que "Os abridores de garrafas planejados por mim... e adaptados para remover as tampas seladas... serão assunto de um ou mais pedidos de carta de patente em separado".

No segundo pedido de patente, Painter esboça mais ferramentas para remover sua tampa em coroa: "Eu inventei as tampas sem rosca e topo fechado bem como organizei uma combinação disso com as garrafas, onde as tampas podem quase prontamente ser removidas com uso de uma faca, uma chave de fenda, um prego, um picador de gelo ou um outro instrumento pontudo disponível como se um abridor especial fosse usado, neste caso, naturalmente, sempre preferível quando as garrafas necessitam ser abertas rapidamente".
    
Painter teria, agora, dado ao mundo sua tampa em coroa (chapinha) que poderia ser removida pelos inúmeros métodos que descreveu e todos teriam de esperar suas idéias do abridor de garrafas mais adiante".

O ABRIDOR DE GARRAFAS

A terceira patente do "aparelho de vedação de garrafas" emitida para William Painter em 2 de fevereiro (número 468.259) teve uma data de arquivamento posterior, 5 de novembro de 1899. Esta patente tratava de uma tampa que tinha uma tira em forma de alça no topo da folha metálica. Introduzindo um instrumento pontudo nesta alça a tampa podia ser forçada a sair. Nesta patente Painter estipula também o uso de uma cortiça e de um saca-rolha. Escreve: "minhas tampas de vedação possuem maior valor prático para o uso em relação às rolhas... e tendo um furo pequeno no centro da tampa, como indicado em linhas pontilhadas na Fig. 1 (abaixo), um saca-rolhas pode ser introduzido e simultaneamente retirar a cortiça e remover a tampa".

    
Uma adição interessante aos desenhos da patente é a figura 12 onde Painter diz que "ilustra uma ferramenta planejada para o uso como uma alavanca manual para puxar as tampas de vedação das garrafas". Embora o anel no alto do punho não tenha sido projetado para erguer a tampa removendo-a, é certamente um sinal das coisas que virão.


" Depois que William Painter patenteou sua "coroa de cortiça" (chapinha), fundou a "Crown Cork e Seal Company" na área do cantão de Baltimore, Maryland. Desenvolveu a maquinaria para a produção e execução e então começou a tarefa de comercializar a idéia. Uma propaganda publicada no "Western Brewer" em 15 de setembro de 1894 mostrou uma variedade de maneiras de remover a "coroa de cortiça" (chapinha) incluindo o uso de uma ponta de saca-rolhas, uma lâmina de canivete e um cabo de colher. Estes eram alguns dos pensamentos expressados em pedidos de patente do aparelho de vedação de garrafas de Painter.

        
Que enorme número de saca-rolhas com espirais inutilizadas e facas com lâminas quebradas foram usadas em tentativas falha de remover uma tampa?

    
Em sua patente da tampa em coroa, Painter teria dito que pediria a patente para seu abridor de garrafas. Em 5 de Junho de 1893 cumpriu sua promessa e pediu uma patente para o "abridor de garrafa tampada". Note que desde 1892 as patentes estavam em seu nome e este novo pedido de patente foi feito em nome da Crown Cork & Seal Cia. Sua alegação era: "Um abridor de garrafa tampada que consiste em um cabo apropriado, com uma cabeça onde se adaptou uma pequena aba para se encaixar na borda da tampa e também tendo uma medida de diâmetro que permite um contato com o lado da cabeça próximo a aba, e ainda tendo recurso para mais distante deste apoio permitir um melhor acoplamento com a parte superior da tampa".

Em 6 de fevereiro de 1894 sua invenção recebeu a patente número 514.200 dos EUA. Painter tinha desenvolvido um sistema para tampar as garrafas e agora o método perfeito para remover a tampa. Ambas suas idéias mudariam a maneira como as bebidas foram introduzidas no mercado nas décadas seguintes.

O maior trabalho seria, agora, convencer os fabricantes de cerveja e engarrafadores a usar a tampa em coroa. Sua invenção foi vista com ceticismo. Como a bebida reagiria à cortiça? Quanto tempo se manteria? Para provar que a coroa de cortiça (chapinha) era a melhor vedação de garrafas, Painter enviou algumas garrafas de cerveja fechadas com coroa de cortiça (chapinha) em um navio da América do Norte para a América do Sul. Quando o navio chegou, a cerveja não tinha perdido seu sabor. Alguns fabricantes de cerveja e engarrafadores começaram a se converter ao seu sistema. Outros ainda estavam céticos. Até a gigante Cervejaria Pabst de Milwaukee não estava disposta a aceitar esta nova idéia corrugada. Continuaram a arrolhar sua cerveja até 1910.

A companhia cresceu rapidamente, e a época em que Painter morreu, em 1906, a companhia já tinha fábricas na Europa, na Ásia, e na América do Sul. Na década de 1930 a Crown Cork & Seal Co. produzia a metade da produção de tampas de garrafas no mundo.

Em 1908 um abridor de garrafas foi produzido com um cabo de prata ornado. E Interessantemente mostra uma mão que segura um saca-rolhas que puxa a cortiça de uma garrafa. O abridor de garrafas traz gravado "PATD FEB 6 94" (patenteado em 6 de fevereiro de 1894).

Apenas porque a coroa de cortiça (chapinha) estava sendo produzida, isso não significou o fim de outros métodos de vedar frascos. A fim fazer com que o abridor de garrafas de Painter tivesse mais utilidade, os primeiros exemplos foram produzidos com outras funções. Nos seguintes cortes das propagandas da Crown Cork & Seal Co. vemos um abridor que contempla a combinação do removedor de tampa de alça, com o removedor de tampa de alumínio e o removedor da coroa de cortiça (chapinha).

Agora o saca-rolhas tinha que ter uma maior dimensão. O levantador de tampas (abridor de garrafas) começou a aparecer em muitas patentes de saca-rolhas como um acessório.

A COMPETIÇÃO

Na publicação Indiana: Da fronteira à comunidade industrial, de 1954, John D. Barnhart e Donald F. Carmony escreveram: "A Bernardin Bottle Cap Co. foi fundada em 1881, em Evansville, por Alfred Louis Bernardin, Isto deu início à primeira manufatura de fechos metálicos não somente nos Estados Unidos, mas até onde se conhece, no mundo. Já que Bernardin estava no negócio de importação de vinho e havia tido problema com as rolhas que saltavam fora em embarques oceânicos, planejou uma braçadeira de metal ajustada sobre a rolha e para baixo em torno do gargalo da garrafa com uma cinta de metal que apertasse a braçadeira e impedisse que a rolha saltasse fora no trânsito. Mais tarde, o Sr. Bernardin inventou muitos outros tipos de fechos metálicos para os recipientes de vidro que são ainda populares e de uso atual. Ele Inventou a tampa da cerveja, ou o tampa em coroa, usada atualmente em garrafas de cerveja e de refrigerantes".

No final dos anos 70, se pesquisava as patentes do abridor de garrafas e do saca-rolhas e foram surpreendidos ao ver uma patente para uma "ferramenta que destampa garrafa" que datava quase sete meses antes da patente de William Painter. A patente número 501.050 dos Estados Unidos tinha sido emitida em 11 de julho de 1893 para Alfred L. Bernardin, de Evansville, Indiana, com atribuição para a Bernardin Bottle Cap Co.

Retirada a patente de Painter, se observa que Bernardin pediu a sua patente em 14 de março de 1893, quase dois meses antes do pedido de Painter em 5 de junho. A principal diferença da ferramenta de Bernardin era, como escreveu "preso a um balcão ou outro suporte estacionário, para adaptar a garrafa e servir de alavanca na remoção da tampa" e a ferramenta de Painter era um aparelho manual.

    
                  Painter                                                                         Bernardin

Posteriormente, no início de 1982, eu, o autor do texto, encontrei um Sr. Alfred L. Bernardin em Evansville, Indiana e pergunto sobre as patentes. Em resposta, disse: "A Bernardin Bottle Cap co." foi fundada em 1881 por A. L. Bernardin, meu avô. Eu tenho um álbum com umas vinte patentes requeridas durante sua carreira, até sua morte em 1916, incluindo o abridor de garrafas.

O Sr. Bernardin reivindicou também ser o inventor da tampa da cerveja. Quando seu superintendente da fábrica desapareceu por um mês e apareceu em Baltimore, Maryland, afirmou que tinha sido empregado por cinco homens que, me disse, eram os fundadores da Crown Cork & Seal Co.

Os pedidos de patente foram encaminhados por ambas as companhias, o que resultou em ação na justiça. Bernardin ganhou a primeira apelação, que foi revertida várias vezes através de diversas instâncias. O superintendente alegou, aparentemente, ter sido o instrumento no desenvolvimento, que foi a base para os processos judiciais.

Em um folheto "background to the Crown" sem data, Cecil J. Parker, químico chefe nos laboratórios de pesquisa da Crown Cork Co. em Southall Londres, escreve:"William Painter, de descendência inglesa viveu em Baltimore, Maryland. Profissionalmente era um engenheiro mecânico e por natureza um gênio nas coisas mecânicas... Ao certo, nós não sabemos como ele se interessou pelo problema de vedação de garrafas, mas como muitos outros faziam nesse tempo, o mais provável é que a sua posição na engenharia o colocou em contato com um inventor que estivesse trabalhando em alguns modelos de algum forma de vedação." Era esse "inventor" da fábrica de Bernardin?

Parker continua: "No verão de 1891, enquanto William Painter passava as férias na praia de Rhode Island ele redigiu um projeto para a vedação superior da tampa, o qual foi destinado a revolucionar a indústria de frascos. Em outras palavras, a tampa em coroa (chapinha) havia nascido".

As idéias da tampa em coroa se originaram em Evansville, Indiana? Alguém da fábrica de Bernardin encontrou Painter em Maryland e mostrou o funcionamento do modelo de Bernardin? É visível que ambas as firmas eram fábricas de tampas de garrafas durante o tempo que surgiram os abridores de garrafas. Foi coincidência ambos requererem suas patentes na mesma época?

E o mais importante, dado o fato que Bernardin pediu sua patente do abridor de garrafas antes, ele não é realmente o inventor do abridor de garrafas?

Seja você, o juiz.